Portal de Logística e Segurança do Trabalho

Quinta-feira, 09 de Outubro de 2025

Notícias/Logística Outbound

Logística Outbound: O que é e qual a sua importância?

A logística outbound é uma parte da cadeia de suprimentos responsável pelo produto no momento em que ele está pronto para o envio.

Logística Outbound: O que é e qual a sua importância?
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
 
 

A logística outbound é uma parte da cadeia de suprimentos responsável pelo produto no momento em que ele está pronto para o envio. Tem grande importância para as indústrias e fábricas e deve contar com processos bem estruturados para oferecer o melhor para parceiros e clientes finais. Isso porque, através de uma gestão assertiva, é possível diminuir os gastos e trazer mais lucro para a empresa.

Continue lendo o nosso post e saiba mais sobre a logística outbound e a sua importância!

O que é logística outbound?

cadeia de suprimentos de uma empresa envolve diversas etapas que buscam administrar e prover recursos e informações para cada processo. Tudo começa na compra da matéria-prima que deve ser enviada para a indústria. Também é importante que haja a gestão dos insumos e, claro, a produção e o armazenamento dos produtos que estão acabados. Esses processos são feitos de maneira interna e, por isso, são chamados de logística inbound.

Leia Também:

Após o produto estar pronto para a comercialização, é hora de fazer o envio, que pode ser realizado diretamente para o cliente final ou por um centro de distribuição. É a partir desse momento que se inicia a logística outbound, relacionada aos processos de saída. Ela assegura que o produto será bem transportado, chegará ao cliente como ele deseja, além de acompanhar os resultados desses processos.

E estes fazem parte do escopo da logística outbound, tais como:

  • traçar rotas mais eficientes e seguras para as entregas,
  • monitorar a entrega,
  • contratar parceiros logísticos e manter relacionamento com eles,
  • planejar devoluções e trocas,
  • acompanhar a satisfação do cliente e os resultados em geral.

Qual é a importância da logística outbound?

Sem a logística outbound, não há como uma indústria realizar os seus processos da maneira mais produtiva possível. Uma boa gestão nesse sentido pode fazer toda a diferença em como parceiros percebem a marca, assim como os clientes finais.

Segundo uma pesquisa realizada pela PwC, empresa especializada em pesquisas do comércio, 64% dos consumidores pagariam mais por uma entrega mais rápida ou no mesmo dia. Esse dado, apesar de não ser direcionado para o B2B, mostra a importância de os processos da logística outbound serem bem estruturados, para que a indústria tenha produtos à pronta-entrega e um transporte rápido e eficiente.

Como estruturar a logística outbound?

Muitos gestores lidam com todos os processos de logística outbound diariamente, sem nem saber o que estão fazendo. Ao invés de separá-los entre inbound e outbound, os responsáveis simplesmente lidam com a superestrutura da cadeia de suprimentos. Apesar disso até funcionar em certos casos, a segmentação dos processos em diferentes áreas e etapas permite uma estruturação mais minuciosa e, consequentemente, mais eficiente.

E para estruturar a logística outbound, é necessário se basear em dois pilares principais:

Eficiência da entrega

A eficiência da entrega é um ponto complexo que pode depender do referencial adotado. Para algumas empresas, uma entrega eficiente significa rapidez e, para outras, aquela que apresenta baixo custo. Por isso, é preciso buscar um equilíbrio entre todos os fatores considerados e oferecer um ótimo serviço em todos os níveis. A melhor maneira de fazer isso é por meio do traçamento de rotas eficientes que, além de serem mais rápidas, ainda terão melhor custo-benefício, já que reduzirão o tempo de transporte e o consumo de combustível.

Custos

O responsável pelos processos de logística outbound também deve considerar os custos e traçar estratégias para diminuí-los. Caso a indústria opte por fretes do tipo FOB, por exemplo, é importante analisar os valores dos processos que são passados para os clientes e verificar se a concorrência não tem alguma oferta mais competitiva. É interessante analisar quão relevante é o custo do frete para os seus parceiros e, caso seja viável, trabalhar com fretes do tipo CIF.

Além disso, outra saída é reduzir os custos através de uma gestão estratégica de rotas. Quer dizer, uma rota mais eficiente diminui o tempo de entrega e ainda economiza combustível. O mesmo vale para a implementação de um centro de distribuição.

FONTE/CRÉDITOS: Cargo On
Comentários:
Portal Logística e Segurança do Trabalho

Publicado por:

Portal Logística e Segurança do Trabalho

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!