A história da logística vem desde as primeiras caravanas de camelos na Rota da Seda até os sofisticados sistemas de rastreamento via satélite dos dias de hoje.
A logística é uma disciplina que tem evoluído de forma significativa ao longo dos séculos, sendo o transporte um dos pilares essenciais da expansão do comércio e da sustentabilidade das civilizações.
O avanço da tecnologia impulsionou esta evolução com um poder sem precedentes.Graças a inovações como o contêiner intermodal, que padronizou e agilizou o transporte de carga.
Aliado a isso, temos os softwares de gerenciamento de cadeia de suprimentos e sistemas de informação que proporcionam eficiência inigualável na distribuição de produtos.
Portanto, a logística moderna é um exemplo de como a inovação pode moldar e otimizar operações globais.
Sendo assim, entender a história por trás dessa inovação que temos hoje, é importante para compreendermos como soluções foram criadas e o que podemos tirar de insights atualmente. Acompanhe.
Qual é a história da logística? Conheça suas fases até os dias atuais
A logística remonta há tempos antigos, em que o objetivo era o abastecimento de tribos e pequenas cidades, logo nos primórdios da civilização.
Avançou por meio de inovações como a roda e a construção de estradas, impulsionando o comércio.
Obviamente ainda não existia o nome logística, porém já tínhamos algumas versões embrionárias de cadeias de suprimento, mesmo com poucos recursos de transporte e controle dos insumos e mercadorias.
A seguir vamos conhecer um pouco de cada etapa histórica e a linha do tempo evolutivo dos processos logísticos.
O surgimento da logística
A logística, enquanto conceito estruturado, tem suas raízes nos antigos impérios que necessitavam de eficiência na movimentação de tropas e no abastecimento de seus exércitos em vastos territórios.
A complexidade de garantir recursos em ambientes muitas vezes hostis e distantes exigiu uma coordenação meticulosa, dando origem às primeiras práticas logísticas.
Historicamente temos uma referência muito forte que é a Rota da Seda, que ligava países asiáticos com o Oriente Médio para comércio de seda e outras mercadorias.
Com o crescimento do comércio, especialmente durante as expansões marítimas, o setor evoluiu para incluir a distribuição de bens comerciais.
Entramos na era das grandes navegações e neste sentido a logística era crucial para garantir que os navios chegassem a destinos pouco conhecidos.
A disciplina se transformou numa função essencial para o desenvolvimento econômico, ampliando-se para incorporar os conceitos de armazenamento, transporte e entrega.
No centro desse progresso sempre esteve a necessidade constante de otimização e inovação, pavimentando o caminho para a moderna logística global.
Por isso, o surgimento de canais foi algo estrategicamente desenhado para permitir acesso a outras áreas que antes demandavam um contorno aos continentes.
A logística durante a guerra
A influência militar foi decisiva no desenvolvimento da logística, pois envolvia um deslocamento massivo de tropas em um curto período de tempo.
Durante a guerra, a habilidade de movimentar tropas, suprimentos e equipamentos de maneira eficaz era vital para o sucesso das operações.
O planejamento logístico, neste contexto, tornou-se uma questão de sobrevivência, influenciando estratégias e o desfecho de conflitos.
Desde os antigos exércitos romanos, que construíram extensas redes de estradas para manter seu império, até os modernos sistemas logísticos das Grandes Guerras, que incluíam trens e navios, a logística tem sido um elemento central na Arte da Guerra.
A necessidade de gerenciar grandes fluxos de recursos em condições adversas induziu inovações organizacionais e tecnológicas, estabelecendo muitas práticas e princípios ainda relevantes para a logística de hoje.
O armazenamento, principalmente de comidas, teve um salto durante o período, afinal era necessário preservar os alimentos por mais tempo para aguentar o transporte.
A logística no pós-guerra
Após os conflitos globais do século XX, a logística ganhou um novo papel: peça-chave na reconstrução e no crescimento econômico.
A necessidade urgente por eficiência, por conta da escassez, levou à criação de novas tecnologias e processos.
O surgimento do contêiner padronizado na década de 1950 revolucionou o transporte de carga, permitindo que os bens circulassem pelo mundo com maior facilidade e menor custo.
Essa inovação, juntamente com o desenvolvimento de redes de transporte intermodais eficientes, deu impulso ao comércio internacional.
Na era pós-guerra, a logística se expandiu além das fronteiras, mirando a otimização não apenas de fluxos de produtos, mas também de informações.
Isso foi o início para a integração de sistemas da logística 2.0, que agregou agilidade e precisão em escala global, facilitando assim o advento da globalização.
Década de 70
A década de 70 foi um marco na história da logística, marcada pela maior integração das cadeias de suprimentos globais.
Nesta época, o mundo assistiu ao nascimento da logística como uma função estratégica dentro das empresas, indo além do simples transporte e armazenamento.
O conceito de logística integrada começou a ganhar força, com foco na coordenação e sincronização de todas as atividades da cadeia produtiva.
Tecnologias de informação foram sendo progressivamente incorporadas, com a introdução de sistemas de gestão de armazéns (WMS) e planejamento de recursos empresariais (ERP), visando maior controle e eficiência operacional.
Foi aí que começou o que podemos chamar de logística 3.0 com inovações que definiram o rumo para uma era de otimização de custos e melhorias contínuas nos processos logísticos.
Década de 80
Na década de 80 aconteceram as grandes transformações na logística.
Foi nessa época que o termo “Cadeia de Suprimentos” emergiu para destacar a importância de uma visão integrada, desde a obtenção de matéria-prima ao cliente final.
A globalização do mercado e o aumento da competição levaram empresas a buscar maior eficácia logística, resultando na adoção de Just in Time (JIT) e estratégias de resposta rápida.
Adicionalmente, o avanço da tecnologia da informação e os primeiros passos em direção à digitalização começaram a proporcionar novas oportunidades para a gestão e operacionalização logística.
Foi um tempo de inovação e refinamento, em que a logística se consolidou como um diferencial estratégico nos negócios.
A inserção do conceito de supply chain
O panorama logístico mundial foi marcado pela introdução e adoção do conceito de Cadeia de Suprimentos (ou Supply Chain) em meados da década de 1980.
Este conceito representou um salto qualitativo na organização e na gestão de todas as atividades relacionadas à transformação e ao movimento de bens.
A ênfase se expandiu para além das operações de transporte e armazenagem, englobando a gestão de fluxos de informação e financeiros interligados.
Supply Chain se consolidou como uma prática indispensável, e trouxe um olhar abrangente sobre o caminho do produto, desde o fornecedor até o consumidor final.
Com isso, a integração e colaboração entre diferentes setores de uma mesma empresa e entre empresas diferentes passou a ser um padrão operacional e a aplicação do conceito de Supply Chain se tornou fundamental na estratégia de negócios das organizações modernas.
Logística 4.0
A Logística 4.0 representa a simbiose entre as operações logísticas e as mais recentes tecnologias digitais, integrando Internet das Coisas (IoT), Big Data, inteligência artificial e automação.
Esta nova era é caracterizada pela conectividade total e promove visibilidade e eficiência sem precedentes.
Com soluções avançadas, gera otimização em tempo real das cadeias de suprimentos, com sistemas preditivos para a manutenção de equipamentos, veículos autônomos e drones para entregas.
A troca de informações flui de forma transparente entre fornecedores, distribuidores e clientes, o que garante uma sincronia perfeita que eleva a experiência do consumidor.
Para as empresas do setor, a Logística 4.0 não é apenas uma inovação; é a revolução que está redefinindo as fronteiras do possível na logística moderna.
Fonte :TOTVS
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